Resenha: Por que Indiana, João?



Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz editorial.

Sinopse:
Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro.

Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying

Minha opinião:
O livro é narrado por João, que conta suas experiências com o bullying e com sua vida no geral. João que a principio é tímido, tem que romper essas barreiras pra se autodescobrir. O assunto bullying é retratado com certa profundidade, colocando os pontos de forma aberta.

Eu comecei o livro imaginando tanta coisa para o João(Uísque, Indiana... Tantos apelidos), mas a cada momento ele ficava um pouco diferente, as pessoas ao redor dele também. É gostoso isso, ver uma evolução, ver a pessoa errar e acertar, resolver seus desafios internos, e no final... Aaah, sem spoilers.

Eu sabia que gostaria desse livro, pelo autor que, apesar de não ter publicado outro livro, faz ótimos textos em seu blog.

Creio que muita gente já sofreu bullying, eu sofri, minhas amigas já sofreram, e esse assunto é difícil de lidar, é ruim lembrar... Talvez esse livro te ajude a pensar um pouco mais sobre o assunto. Vale a pena ler.

"É engraçado. E dolorido. E absurdamente dramático. E você nunca pensará em Uísque da mesma forma, Pode ser que comece a leitura imaginando que já sabe o final, mas a impressão some na primeira página e você se encontra numa estrada cheia de curvas. Subidas e descidas. João é o protagonista mas isso nem sempre quer dizer que ele é um herói. E nem sempre o vilão é a pior pessoa do mundo. Um pouco de neurose contemporânea, vida de celebridade e personagens interessantes fazem parte da receita de uma história que funciona como um rinoceronte azul num pote de maionese: Você nunca sabe como vai se comportar. Jim Anotsu, autor de A morte é legal."

"...Em seu romance de estreia, cheio de conhecimento de causas e efeitos, Danilo começa com um arroz e feijão básico(e arroz com feijão é uma beleza, eu digo), mas depois resolve corajosamente nos servir um prato mais rebuscado e ousado. Como essas saladas doces que você pensa “isso não vai combinar”. Mas combina. Você irá parabenizar o metre, assim como eu” Felipe Castilho, autor de “Ouro, Fogo e Magabytes”."



Danilo Leonardi é um leitor nato, mas nunca pensou que sua ambição de escrever um livro se concretizaria até nascer a ideia de “Por que Indiana, João”. Criador de um dos maiores sites de literatura do Brasil, acredita no poder da leitura e se esforça para que ela se torne cada vez mais popular.

Siga Danilo no Twitter @daniloelemesmo
Conheça seu trabalho no cabineliteraria.com.br




Pontuação do livro:

2 comentários:

  1. Esse rapaz que escreveu essa resenha parece com o ator do Scott Pilgrim! hauhuahuahua! ótima resenha meu amigo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe

      E aí Toddy Cogumelo, tudo bem? Esse rapaz aí da foto na verdade é o escritor do livro. Quem escreveu a resenha foi a Aline Lucena, uma das integrantes da equipe aqui do blog!

      Abração cara, e obrigado pelos elogios, vou passar eles para ela! :D

      Excluir