Resenha: Guia do Mochileiro das Galáxias


Escrito por: Douglas Adams

Traduzido por: Carlos Irineu da Costa e Paulo Fernando Henriques Britto.

Publicado no Brasil pela Editora Arqueiro

Sinopse:

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetárias.


Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.


Opinião: O guia do mochileiro das galáxias não é para leigos, você pode lê-lo e acha-lo divertido, embora entenda pouco. Ou você pode lê-lo e acha-lo prazerosamente intrigante. O meu caso é o primeiro. Coberto de sátiras, ironias e críticas sociais escancaradas de forma sútil embutidas em um enredo inteligente.

Arthur Dent é uma pessoa normal e que está numa situação fora do normal. Tudo que acontece é completamente louco e imprevisível, e
a única coisa que faz com que você não fique tão perdido na vasta loucura da narração, é o fato de Arthur estar lá, o que devolve um pouco de sanidade. 

Por algumas vezes me perdi, por diversas vezes eu ri. O livro é legal, apesar das diversas coisas que parecem aleatórias e algumas páginas depois você descobre que não eram tão aleatórias assim.

O Guia do mochileiro das galáxias é o primeiro livro da trilogia de cinco. O livro já possui adaptações para as telinhas ><

A genialidade de Douglas Adams e a forma com que ele usa as situações mais absurdas para nos fazer rir certamente encontrarão ecos no amor pela vida e no bom humor que meu amigos brasileiros tem de sobra. Breadley Trevor Greive, autor de “Um dia Daqueles”.

A história de Douglas Adams foi adaptada para o cinema em 2005, no filme homônimo dirigido por Garth Jenni 

A saga começou em 1979, quando o livro homônimo de Douglas Adams foi publicado em Londres. Em apenas três meses, mais de 250 mil cópias foram vendidas. A história original fora escrita para uma série de rádio, transmitida pela BBC Radio 4.


Para escrever 'O Guia do Mochileiro das Galáxias', Douglas Adams se inspirou em um guia de viagem para a Europa. Ele teve o insight em um sonho, que teve enquanto dormia bêbado em um campo da Áustria, chateado por não conseguir se comunicar com os moradores da região.




DOUGLAS ADAMS  foi um escritor, roteirista e humorista inglês que ficou conhecido pela saga 'O Guia do Mochileiro das Galáxias'. Também desenvolveu roteiros para as séries Monty Python e Doctor Who. Apesar de ter finalizado os cinco livros de 'The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy', Adams era conhecido por detestar deadlines e sempre adiar a entrega de trabalhos. O autor morreu em 2001, aos 49 anos de idade, devido a um ataque cardíaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário